Shalom.
Grande paz, bondade, bênção, graça, gentileza e compaixão sobre nós. Abençoa-nos, nosso Pai, todos nós como um só, com a luz do Teu rosto, pois com a luz do teu rosto nos deste, Adonai, nosso Elohim, a Torá da vida e amor de bondade, justiça, bênção, compaixão, vida e paz. E isto pode ser bom diante de Teus olhos para abençoar Teu povo a cada momento e a cada hora com a Tua paz. Bendito és Tu, Elohim, que abençoa todo o teu povo com paz.
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Antes de abordarmos outro versículo, vamos comentar acerca de um estudo muito conhecido entre os Judeus e do qual o senhor Yeshua também participou: “PARASHÁ”!
Parashá é nome dado ao estudo específico da Torah. O que significa “parashá”? Parashá , Parshah ou Parashah (no hebraico פרשהporção no pl. parashot )é o nome dado à porção semanal de textos da Torah dentro do judaísmo. A Torah é dividida em 54 parashot que servem para uma leitura completa da Torah em um ciclo de um ano. Não se trata de um estudo aleatório onde cada sinagoga ensina o que quer; em todas as sinagogas e Karral do mundo é estudada a mesma porção da Torah a cada sábado.
A PARASHÁ consiste na análise do texto bíblico e a sua conexão com os profetas, históricos, poéticos (Haftará). Esta análise é feita a partir do texto original em hebraico, destacando-se as palavras principais de cada versículo e sendo as mesmas analisadas no original. Então é feita a ligação destes termos com os demais livros da Tanach (1ª Aliança). As sinagogas, que crêem em Yeshua como O Messias, ampliam esta ligação adicionando o Brit Hadashá (2ª Aliança) ao seu comentário! Exemplos:
|
Porção |
Texto |
Haftarah |
Brit Hadasha |
1) – |
BERESHIT (No princípio) |
Gn 1:1 - 6:8 |
Is 42:5-43:10 |
Ap 22:6-21 |
2) – |
Noach (Noé) |
Gn 6:9 – 11:32 |
Is 54:1-16; 55:1-5 |
Mt 24:36-46 |
3) – |
Lech l’cha (Vá por ti) |
Gn 12:1 – 17:27 |
Is 40:27-31; 41:1-16 |
Rm 4:1-25 |
4) – |
Vayera (Aparece-lhe) |
Gn 18:1 – 22:24 |
II Rs 4:1-37 |
Lc 1:26-38;24:36-53 |
5) – |
Chaié Sarah (A vida de Sara) |
Gn 23:1 – 25:18 |
I Rs 1:1-31 |
Mt 1:1-17 |
6) – |
Toledot (Parições) |
Gn 25:19 – 28:9 |
Ml 1:1–2:7 |
Rm 9:1-13 |
7) – |
Vayetse (Ele sai) |
Gn 28:10 – 32:3 |
Os 12:13-14:10 |
Jo 1:19-51 |
8 )– |
Vayishlach (Ele envia) |
Gn 32:4 - 36:43 |
Ob 1:1–21 |
Hb 11:11-20 |
9 )– |
Vayeshev (Ele habita) |
Gn 37:1 – 40:23 |
Am 2:6–3:8 |
Mt 1:1-6,16-25 |
10 – |
Miketz (No fim) |
Gn 41:1 – 44:17 |
I Rs 3:15–4:1 |
Mt 27:15-46 |
11) – |
Vayigash (Ele avança) |
Gn 44:18 – 47:27 |
Ez 37:15-28 |
Lc 6:12-16 |
12) – |
Vayechi (Ele viveu) |
Gn 47:28 – 50:26 |
I Rs 2:1-12 |
I Pe 1:1-9 |
13) – |
SHEMOT (Nomes) |
Ex 1:1 – 6:1 |
Is 27:6–28:13;29:22-33 |
I Co 14:13-25 |
14) – |
Va’era (Apareci) |
Ex 6:2 – 9:35 |
Ez 28:25–29:21 |
Ap 16:1-21 |
15) – |
Bo (Vai) |
Ex 10:1 – 13:16 |
Jr 46:13-28 |
Rm 9:14-29 |
16) – |
Beshalach (Ao enviar) |
Ex 13:17 – 17:16 |
Jz 4:4 – 5:31 |
Ap 19:1-20:6 |
17) – |
Yitro (Jetro) |
Ex 18:1 – 20:23 |
Is 6:1–7:6; 9:5-6 |
Mt 5:8-20 |
18) – |
Mishpatim (Julgamentos) |
Ex 21:1 – 24:18 |
Jr 34:8-22; 33:25,26 |
Mt 17:1-11 |
19) – |
Terumah (Um presente) |
Ex 25:1 – 27:19 |
I Rs 5:26–6:13 |
II Co 9:1-15 |
20) – |
Tetsaveh (Ordena!) |
Ex 27:20 – 30:10 |
Ez 43:10-27 |
Hb 13:10-16 |
21) – |
Ki Tisa (Então levarás) |
Ex 30:11 – 34:35 |
I Rs 18:1-39 |
II Co 3:1-18 |
22) – |
Vayakhel (E ajuntou) |
Ex 35:1 – 38:20 |
I Rs 7:13-26 |
Hb 9:1-11 |
23) – |
Pekudei (Recenseamentos) |
Ex 38:21 – 40:38 |
I Rs 7:51 – 8:21 |
Hb 8:1-12 |
24) – |
VAYIKRA (Ele chama)– 5:26 |
Lv 1:1 |
Is 43:21 – 44:23 |
Hb 10:1-18 |
25) – |
Tzav (Ordena) |
Lv 6:1 – 8:36 |
Jr 7:21–8:3; 9:22-23 |
Hb 9:11-28 |
26) – |
Shemini (Oitava) |
Lv 9:1 – 11:47 |
II Sm 6:1–7:17 |
Hb 7:1-19 |
27) – |
Tazria (Semeai) |
Lv 12:1 – 13:59 |
II Rs 4:42 – 5:19 |
Lc 7:18-35 |
28) – |
Metzora (O sarnento) |
Lv 14:1 – 15:33 |
II Rs 7:3-20 |
Mt 23:16-24:2,30-31 |
29) – |
Ahare Mot (Depois da morte) |
Lv 16:1 – 18:30 |
Ez 22:1-19 |
I Cor 6:9-20 |
30) – |
Kedoshim (Santos) |
Lv 19:1 – 20:27 |
Am 9:7-15 (ask) Ez 20:2-20 |
Mt 5:43-48 |
31) – |
Emor (Dize) |
Lv 21:1 – 24:23 |
Ez 44:15-31 |
Lc 14:12-24 |
32) – |
Behar (No monte) |
Lv 25:1 – 26:2 |
Jr 32:6-27 |
Lc 4:16-21 |
33) – |
Bekhukotai (Em minhas leis) |
Lv 26:3 – 27:34 |
Jr 16:19 – 17:14 |
Mt 22:1-14 |
34) – |
BAMIDBAR (No deserto) |
Nm 1:1 – 4:20 |
Os 2:1-22 |
Rm 9:22-33 |
35) – |
Naso (Fazei uma contagem) |
Nm 4:21 – 7:89 |
Jz 13:2-25 |
Jo 12:20-36 |
36) – |
Behaalot’cha (Quando subires) |
Nm 8:1 – 12:16 |
Zc 2:14 – 4:7 |
Ap 11:1-19 |
37) – |
Shelac (Envia) |
Nm 13:1 – 15:41 |
Js 2:1-24 |
Hb 3:7-4:11 |
38) – |
Korach (Coré) |
Nm 16:1 – 18:32 |
I Sm 11:14 – 12:22 |
At 5:1-11 |
39) – |
Hukat (Estatuto) |
Nm 19:1 – 22:1 |
Jz 11:1-33 |
Jo 3:10-21 |
40) – |
Balak (Balaque) |
Nm 22:2 – 25:9 |
Mq 5:6 – 6:8 |
Rm 11:25-32 |
41) – |
Pinchas (Finéias) |
Nm 25:10 – 30:1 |
I Rs 18:46 – 19:21 |
Jo 2:13-25 |
42) – |
Matot (Ramos) |
Nm 30:2 – 32:42 |
Jr 1:1 – 2:3 |
At 9:1-22 |
43) – |
Massei (Partidas) |
Nm 33:1 – 36:13 |
Jr 2:4-28; 3:4; 4:1-2 |
Tg 4:1-12 |
44) – |
DEVARIM (Palavras) |
Dt 1:1 – 3:22 |
Is 1:1-27 |
At 7:51-8:4 |
45) – |
Va’etchanan (Eu supliquei) |
Dt 3:23 – 7:11 |
Is 40:1-26 |
Mt 23:31-39 |
46) – |
Ekev (Porque) |
Dt 7:12 – 11:25 |
Is 49:14 – 51:3 |
Hb 11:8-13 |
47) – |
Re’eh (Observe) |
Dt 11:26 – 16:17 |
Is 54:11 – 55:5 |
Jo 7:37-52 |
48) – |
Shoftim (Juízes) |
Dt 16:18 – 21:9 |
Is 51:12 – 52:12 |
Mt 3:1-17 |
49) – |
Ki Tetze (Quando fores) |
Dt 21:10 – 25:19 |
Is 54:1-10 |
I Co 5:1-5 |
50) – |
Ki Tavo (Quando vieres) |
Dt 26:1 – 29:8 |
Is 60:1-22 |
Lc 24:44-53 |
51) – |
Nitzavim (Postado) |
Dt 29:9 – 30:20 |
Is 61:10 – 63:9 |
Jo 15:1-11 |
52) – |
Vayelech (E ele vai) |
Dt 31:1-30 |
Os 14:2-10 Mq 7:18-20 Jl 2:15-27 |
Rm 10:1-17 |
53) – |
Haazinu (Dêem ouvidos) |
Dt 32:1-52 |
II Sm 22:1-51 |
Rm 10:17-11:12;12:19;15:9-10 |
54) – |
Vezot Haberachach (Esta é a bênção) |
Dt 33:1 – 34:12 |
Js 1:1-18 |
Ap 21:9-22:5 |
Agora que sabemos sobre a “parashá” podemos entender o conselho de Yaakov(conrrompido como Tiago) em Atos 15:19 a 21; vamos ler Atos 15: 19 e 20 “Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Elohim, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.”
Baseado nestes dois versículos ensina-se que o gentio não precisa fazer nada, somente guardar estes pequenos mandamentos, e fica fácil de aceitar este ensinamento, porque se lermos somente estes dois versículos realmente entendemos assim, porém o assunto não termina do versículo 20 ele continua e a sua continuação é que nos dá o entendimento do que Yaakov quis dizer, veja o que diz o versículo 21: “Porque Moisés, desde tempos antigos, tem em cada cidade homens que o preguem, e cada sábado é lido nas sinagogas.”
O que significa: homens que o preguem? Homens que preguem a Moisés e os seus ensinamentos; O que é lido a cada sábado nas sinagogas? A Torah. Em todas as sinagogas do mundo, seja ortodoxa ou messiânica, é lido a Torah. Yaakov foi muito sábio e orientado pelo Ruach hakodesh(Espírito do Santo) apresenta a solução correta para o problema, Analisemos o texto: os gentios que se convertiam eram pagãos, ter relações sexuais com prostitutas, prostitutas sagradas, comer alimentos consagrados a deuses, carne com sangue fazia parte da cultura deles; não era encarado como um pecado e sim como algo natural, mas a Bíblia nos fala que não há comunhão entre as trevas e a luz, por tanto era necessário uma ação imediata com relação aos novos convertidos, eles precisavam parar, imediatamente, com estas práticas, primeiro porque comprometia a salvação individual daquelas pessoas e segundo porque comprometia o testemunho da Karral, por isso Yaakov toma a palavra e determina que eles parem com essas práticas imediatamente e no versículo 21 ele deixa claro: os outros ensinamentos deixe que eles aprendam nas sinagogas onde desde os tempos antigos Moisés tem quem o preguem e a cada sábado é lido (ensinado) nas sinagogas. É como hoje um pregador vai a uma cidade, prega as boas novas e encaminha os novos convertidos para se congregarem em uma Karral. O problema é que com o decorrer dos tempos surgiram igrejas evangélicas que pouco a pouco foram substituindo a Karral verdadeira , foram assim se afastando das sinagogas e nunca mais ensinaram a porção da Torah julgando que abster-se de relaçoes sexuais ilícitas, de alimentos consagrados a deuses e do sangue era suficiente, não levando em consideração o versículo 21. Tenho conversado com muitas pessoas que dizem já terem lido este texto muitas vezes, mas que nunca prestaram a atenção no versículo 21.
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