Aproveite esta promoção, nova Torah 2014.

Imuno-hai

Home
A+ R A-
08 Ago

Crise social leva milhares as ruas de Israel

Qualifique este item
(0 votos)

Crise Imobiliaria

Nos últimos dias estamos sendo testemunhas de uma grande mobilização jamais vista em Israel na área social. O israelense que sempre foi considerado um tanto apático as questões sociais, parece finalmente ter perdido a paciência bíblica em relação as questões sociais no país.

Nos últimos dias milhares de jovens estudantes de todo o país e casais jovens que procuram moradia estão saindo as ruas em protestos pelos altos preços de imóveis, principalmente no centro do país, onde apartamentos de dois quartos, sala, cozinha e banheiro pode chegar a mais de um milhão de shekels, algo em torno de 400 mil reais. Apartamentos um pouco maiores, três ou quatro quartos estão chegando na casa de um milhão e meio de shekels no centro do país.

A falta de novos projetos estã encarecendo os imóveis até mesmo nas periferias mas desenvolvidas como em Beer Sheva, a capital do Negev ou em Haifa e Afula na Galiléia, porém há um outro dado impressionante, há também milhares de imóveis em más condições de uso que a população se recusa a comprar ou alugar, portanto, permanecem vazios.

Crise no sistema de saúde

Um pouco antes da crise imobiliária, a mais de três mêses estão fazendo greve parcial em Israel os médicos e enfermeiras, eles estão reclamando o alto número de turnos e o excesso de horas de trabalho, há médicos que fazem turnos de até 24 ou 48 horas, tudo isto por falta de mão de obra e incentivo para a formação de novos profissionais na área de saúde.

O governo que já até tentou através do sistema de justiça uma ordem judicial para obrigar os médicos a voltarem ao trabalho, se depararam um uma justiça flexível que está considerando a greve dos médicos legal e obrigando-o a voltar as negociações.

Os médicos pedem melhoras nos salários, aumento do contigente, insentivo as carreiras na área de medicina, menos turnos e menos horas de trabalho.

Estas duas crises têm trazido ao governo de Benjamin Netanyahu um grande pressão justamente ligada a área econômica e social do país, algo que era inesperado, a pressão contra o seu governo anterior veio em relação ao processo de paz e as negociações com a liderança palestina.

Projeto de Lei

Sobre pressão, os parlamentares, liderados pelo Primeiro Ministro estarão levando ao Kinesset uma série de leis que venham a incentivar a construção de moradias populares e moradias para aluguéis nos próximos anos, outros incentivos virão para levar os estudantes a buscarem moradias na periféria, bem como a melhora de residências que hoje estão praticamente abandonadas em cidades grandes.

Crise Ilusória

Se analizarmos realmente a situação em Israel, veremos que não na realidade uma crise imobiliária, o que vemos é um grande número de estudantes e jovens que se recusam a morar um pouco distante dos centros de trabalho e das universidades, visto que basta "viajar" vinte ou trinta quelômetros de Tel Aviv, para cidades como Ramla, Lod, Yavne, Beer Yaakov e etc e encontra preços bem acessíveis tanto para compra como para aluguel. O acesso a estas cidades é simples, rápido e o transporte é constante, seja de ônibus ou de trem.

Ao mesmo tempo que há crise, a grande maioria da população não se move a favor dos estudantes, pois considera falsa a sua motivação, além disso, há parlamentares que acreditam que nada passa de uma pressão dos partidos de esquerda afim de derrubar o governo de Benjamin Netanyahu justamente por algo que não era esperado.

Robespierre Cardoso da Cunha

Robespierre Cardoso da Cunha

Shalom.

Grande paz, bondade, bênção, graça, gentileza e compaixão sobre nós. Abençoa-nos, nosso Pai, todos nós como um só, com a luz do Teu rosto, pois com a luz do teu rosto nos deste, Adonai, nosso Elohim, a Torá da vida e amor de bondade, justiça, bênção, compaixão, vida e paz. E isto pode ser bom diante de Teus olhos para abençoar Teu povo a cada momento e a cada hora com a Tua paz. Bendito és Tu, Elohim, que abençoa todo o teu povo com paz.

Website: centrodeestudosprofeticos.com.br/

Deixe um comentário

CEP - Centro de Estudos Proféticos
contato: Robespierre@centrodeestudosprofeticos.com.br - Telefone: (71) 3492-5517