Aproveite esta promoção, nova Torah 2014.

Imuno-hai

Home / Acervo / Nossos estudos / ADONAI
A+ R A-
02 Ago

- O nome ADONAI representa a plenitude de Malchut. É a realização na terra de todo o reinado do Eterno a partir da efirá de Guevurá.

- A maioria das vezes em que aparece na Torá, é em conexão com intercessão. Principalmente, intercessão por causa de juízo.

Exemplos: Gn. 18:32, Gn 20:4, Ex 5:22,

Ex. 34:9, Dt. 9:26, Is. 3:1, Os. 12:14

- Pode aparecer também em conexão com pedidos angustiados, pois é um reconhecimento de que o Eterno está no controle. Assim como um súdito pode peticionar seu rei, podemos peticionar a ADONAI. Exemplos: Gn. 15:2, Gn. 18:3, Ex. 4:10

- O nome ADONAI significa literalmente "Meu Senhor", porém é usado em plural majéstico. Há quem diga que originalmente o nome

era lido como ADONI, que significa.

- O nome ADONAI é associado a Metatron. Metatron era o termo usado pelos rabinos para se referir a Yeshua, antes da vinda dEle. Em alguns lugares dos Escritos Nazarenos, Yeshua é chamado de ADONI, num reconhecimento a quem Ele é: o Rei dos Reis.

"Meu Senhor", mas que com o tempo, o plural majéstico passou a ser usado.

- AGLA: Expressão usada em rituais de exorcismo antes da vinda de Yeshua - "Ata guibor L'Olam ADONAI" (Tu, ADONAI, és

poderoso para sempre).

- AMEN: O real significado da palavra - "ADONAI Melech Ne'eman" Na Prática

- Use-o para buscar o estabelecimento do Reino dEle aqui na terra

- Use-o para interceder quando alguém estiver sendo punido por causa de pecado

- Use-o para clamar pelo Rei quando estiver em momentos de angústia, reconhecendo que ADONAI é senhor da situação

- Use-o para reconhecer, em suas orações, que Yeshua é o Rei dos Reis

- Use-o em caso de exorcismo

- Nas suas orações, lembre-se do real significado de AMEN RUACH

- O Nome Ruach se refere a todo o lado feminino do Eterno (Biná, Guevurá e Hod). Origina-se, segundo a tradição judaica, em Da'at.

Da'at é a "sefirá secreta" que se origina da união entre Biná e Chochmá.

- Da'at é o conhecimento que vem direto do Eterno. Logo, a função da Ruach é revelar os segredos de YHWH (Ex. 31:3)

- A Ruach é também a fonte da vida (Gn. 1:2, Jó 33:4)

- Há três formas de acesso à Da'at/Ruach:

1 - por Tiferet (meditação sobre as obras de YHWH) - Ez. 3:12-13

2 - por Keter (imersão na Ruach) - At. 2:17, At. 8:15-17

3 - por Biná + Chochmá (estudo da Torá) - Dt. 34:9, Sl. 143:10

- "Ruach" no hebraico significa literalmente "sopro". Trata-se de uma manifestação/sopro do Poder/Vida de YHWH, e não de uma

pessoa.

Obs: A Ruach só pode ser acessada por quem observa a Torá (At. 5:32)

- A Ruach também é a fonte de toda profecia. Exemplo: Nu. 11:25, 1 Sm. 10:6

- É a Ruach que separa alguém para o serviço a YHWH: Exemplo: 1 Sm. 16:13

- As sefirot e a cura pela Ruach (At. 10:38)

- A Ruach é tida pela tradição judaica como a porta de acesso ao mundo espiritual Na Prática

- Busque plenitude na Ruach através das 3 formas de acesso - Se você precisa da vida de YHWH derramada sobre alguma área da sua vida, busque a Ruach

- Entenda que o objetivo da Ruach é testificar sobre o Reino/Torá/Yeshua

- Se deseja conhecer a YHWH, busque a Ruach

- Procure relacionar-se com o lado "Mãe" de YHWH.

 

Memra/Milta

- O Nome Memra (ou seu sinônimo Milta) aparece em Jo 1 e é traduzido como “O Verbo”

- Memra significa literalmente “Palavra criadora” Sobre o Verbo Divino:

1 – É uma manifestação de YHWH "No princípio era o Memra [Verbo], e o Memra [Verbo] estava com Elohim, e Elohim era este Memra [Verbo]." (Yochanan/João 1:1)

2 – A Salvação sempre foi pela fé nEle (mesmo quando sua identidade não era/é totalmente conhecida) "E Avraham confiou no Memra (Verbo) de YHWH, e Ele [YHWH] atribuiu isto a ele [Avraham] como justiça." (Targum Onkelos Bereshit / Gênesis 15:6)

"E Ya'akov fez um juramento, dizendo 'Se o Memra [Verbo] de YHWH for o meu apoio, e se me guardar no caminho que eu for, e me der pão para comer, e roupa para vestir, então eu voltarei para a casa do meu pai em paz; e então o Memra [Verbo] de YHWH será o meu Eterno." (Targum Onkelos Bereshit / Gênesis 28:20-21) "Confie no Memra [Palavra] de YHWH a todo momento, ó povo da casa de Israel! Derrame diante dEle os anseios de seu coração; diga 'Eterno é a nossa confiança para sempre.'" (Targum Tehilim 62:9)

3 - A comunicação com o Eterno é feita por meio dEle "E Avraham adorou e orou no nome do Memra [Verbo] de YHWH, e disse 'Tu és YHWH que vê, mas Tu não podes ser visto." (Targum Yerushalayim Bereshit / Gênesis 22:14) "E Hagar louvou e orou em nome do  emra [Verbo] de YHWH que havia Se revelado a ela" (Targum Yerushalayim Bereshit / Gênesis 16:3)

4 - O Eterno fala por meio dEle "E o Memra de YHWH falou todas essas palavras gloriosas..."

5 - Ele é o Criador "E o Memra [Verbo] de YHWH criou o homem à sua imagem, e à imagem de YHWH, YHWH criou, macho e fêmea  Ele os criou." (Targum Yonatan Bereshit / Gênesis 1:27) "E o Memra [Verbo] de YHWH disse a Moshe: 'Eu sou Aquele que disse ao mundo 'Seja!' e foi: e que no futuro direi a ele 'Seja!' e será.' E Ele disse: 'Assim você dirá aos filhos de Israel: 'EU SOU' me enviou a vocês." (Targum Yerushalayim Shemot / Êxodo 3:14) "A primeira noite, quando o Memra [Verbo] de YHWH foi revelado ao mundo para criá-lo, o mundo era desolado e vazio, e trevas se espalhavam sobre a face do abismo e o Memra [Verbo] de YHWH era brilhante e iluminador e Ele a chamou de primeira noite." (fragmento de um Targum - Êxodo / Shemot 12:42) "Pela Palavra de YHWH foram feitos os céus, e todas as hostes deles pela Ruach [Espírito] de Sua boca." (Tehilim / Salmos 33:6) 6 - Ele tem autoridade para renovar a aliança, pois foi Ele que firmou aliança com Israel "E YHWH disse a Noach: 'Este é o sinal da aliança que Eu estabeleci entre o Meu Memra [Verbo] e toda a carne que está sobre a terra." (Targum Onkelos Bereshit / Gênesis 9:17) "Nosso pai Ya'akov (Jacó) disse: 'Minha alma não espera por salvação tal como perseguida por Gideão, filho de Joash, pois aquilo foi apenas temporário; nem por uma salvação como a de Sansão, que foi apenas transitória; mas para aquela salvação que Tu prometeste que viria, através do Seu Memra [Verbo] para o Seu povo, os filhos de Israel: por Tua salvação a minha alma espera." (Targum Yonatan Bereshit / Gênesis 49:18)

7 - Futuramente, Ele redimirá todo o Seu povo Israel "Mas Israel será salvo pelo Memra [Verbo] de YHWH com uma salvação eterna. Pelo Memra [Verbo] de YHWH toda a semente de Israel será justificada." (Targum Yonatan Yeshayahu / Isaías 45:17,25) "Mas Eu terei misericórdia da casa de Yehudá, e Eu os salvarei pelo Memra [Verbo] de YHWH, Seu Elohim." (Targum Yonatan Hoshea / Oséias 1:7)

Na Prática

- Saiba que Yeshua é uma manifestação de YHWH, e não outro deus. YHWH não divide a glória dEle.

- Saiba que a Criação veio a existir por meio de Yeshua

- Ore sempre em Nome do Memra (Yeshua)

- Confie que no Memra (Yeshua) residem todas as alianças de YHWH com Israel

- Confie que a salvação só vem pelo Memra (Yeshua)

Robespierre Cardoso da Cunha

Robespierre Cardoso da Cunha

Shalom.

Grande paz, bondade, bênção, graça, gentileza e compaixão sobre nós. Abençoa-nos, nosso Pai, todos nós como um só, com a luz do Teu rosto, pois com a luz do teu rosto nos deste, Adonai, nosso Elohim, a Torá da vida e amor de bondade, justiça, bênção, compaixão, vida e paz. E isto pode ser bom diante de Teus olhos para abençoar Teu povo a cada momento e a cada hora com a Tua paz. Bendito és Tu, Elohim, que abençoa todo o teu povo com paz.

Website: centrodeestudosprofeticos.com.br/

3 comentários

  • Márcio Ramos

    Maravilhoso o estudo realmente é muito rico em linguagem hebraica. Eu sou muito admirador do irmão Robespierre e desde que conheço seu estudo da Torá venho acompanhando com toda Fé em Yeshua!!

    Márcio Ramos Sáb, 21 de Janeiro de 2012 22:33 Link o comentário
  • Yohana

    Gostei imensamente deste estudo,é realmente enriquecedor . Shalon Yohana -Serra ES.

    Yohana Qua, 10 de Agosto de 2011 23:18 Link o comentário
  • Natanael Andrade de Abreu

    fiCO fElIz por ESSES eSTUdoS!!

    a paz!!

    Natanael Andrade de Abreu Ter, 09 de Agosto de 2011 15:15 Link o comentário

Deixe um comentário

CEP - Centro de Estudos Proféticos
contato: Robespierre@centrodeestudosprofeticos.com.br - Telefone: (71) 3492-5517