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Antes de abordarmos outro versículo, vamos comentar acerca de um estudo muito conhecido entre os Judeus e do qual o senhor Yeshua também participou: “PARASHÁ”!

Parashá é nome dado ao estudo específico da Torah. O que significa “parashá”? ParasháParshah ou Parashah (no hebraico פרשהporção no pl. parashot )é o nome dado à porção semanal de textos da Torah dentro do judaísmo. A Torah é dividida em 54 parashot que servem para uma leitura completa da Torah em um ciclo de um ano. Não se trata de um estudo aleatório onde cada sinagoga ensina o que quer; em todas as sinagogas e Karral do mundo é estudada a mesma porção da Torah a cada sábado.

A PARASHÁ consiste na análise do texto bíblico e a sua conexão com os profetas, históricos, poéticos (Haftará). Esta análise é feita a partir do texto original em hebraico, destacando-se as palavras principais de cada versículo e sendo as mesmas analisadas no original. Então é feita a ligação destes termos com os demais livros da Tanach (1ª Aliança). As sinagogas, que crêem em Yeshua como O Messias, ampliam esta ligação adicionando o Brit Hadashá (2ª Aliança) ao seu comentário! Exemplos:

 

 

Porção

Texto

Haftarah

Brit Hadasha

1) –

BERESHIT (No princípio)

Gn 1:1 - 6:8

Is 42:5-43:10

Ap 22:6-21

2) –

Noach (Noé)

Gn 6:9 – 11:32

Is 54:1-16; 55:1-5

Mt 24:36-46

3) –

Lech l’cha (Vá por ti)

Gn 12:1 – 17:27

Is 40:27-31; 41:1-16

Rm 4:1-25

4) –

Vayera (Aparece-lhe)

Gn 18:1 – 22:24

II Rs 4:1-37

Lc 1:26-38;24:36-53

5) –

Chaié Sarah (A vida de Sara)

Gn 23:1 – 25:18

I Rs 1:1-31

Mt 1:1-17

6) –

Toledot (Parições)

Gn 25:19 – 28:9

Ml 1:1–2:7

Rm 9:1-13

7) –

Vayetse (Ele sai)

Gn 28:10 – 32:3

Os 12:13-14:10

Jo 1:19-51

8 )–

Vayishlach (Ele envia)

Gn 32:4 - 36:43

Ob 1:1–21

Hb 11:11-20

9 )–

Vayeshev (Ele habita)

Gn 37:1 – 40:23

Am 2:6–3:8

Mt 1:1-6,16-25

10 –

Miketz (No fim)

Gn 41:1 – 44:17

I Rs 3:15–4:1

Mt 27:15-46

11) –

Vayigash (Ele avança)

Gn 44:18 – 47:27

Ez 37:15-28

Lc 6:12-16

12) –

Vayechi (Ele viveu)

Gn 47:28 – 50:26

I Rs 2:1-12

I Pe 1:1-9

13) –

SHEMOT (Nomes)

Ex 1:1 – 6:1

Is 27:6–28:13;29:22-33

I Co 14:13-25

14) –

Va’era (Apareci)

Ex 6:2 – 9:35

Ez 28:25–29:21

Ap 16:1-21

15) –

Bo (Vai)

Ex 10:1 – 13:16

Jr 46:13-28

Rm 9:14-29

16) –

Beshalach (Ao enviar)

Ex 13:17 – 17:16

Jz 4:4 – 5:31

Ap 19:1-20:6

17) –

Yitro (Jetro)

Ex 18:1 – 20:23

Is 6:1–7:6; 9:5-6

Mt 5:8-20

18) –

Mishpatim (Julgamentos)

Ex 21:1 – 24:18

Jr 34:8-22; 33:25,26

Mt 17:1-11

19) –

Terumah (Um presente)

Ex 25:1 – 27:19

I Rs 5:26–6:13

II Co 9:1-15

20) –

Tetsaveh (Ordena!)

Ex 27:20 – 30:10

Ez 43:10-27

Hb 13:10-16

21) –

Ki Tisa (Então levarás)

Ex 30:11 – 34:35

I Rs 18:1-39

II Co 3:1-18

22) –

Vayakhel (E ajuntou)

Ex 35:1 – 38:20

I Rs 7:13-26

Hb 9:1-11

23) –

Pekudei (Recenseamentos)

Ex 38:21 – 40:38

I Rs 7:51 – 8:21

Hb 8:1-12

24) –

VAYIKRA (Ele chama)– 5:26

Lv 1:1

Is 43:21 – 44:23

Hb 10:1-18

25) –

Tzav (Ordena)

Lv 6:1 – 8:36

Jr 7:21–8:3; 9:22-23

Hb 9:11-28

26) –

Shemini (Oitava)

Lv 9:1 – 11:47

II Sm 6:1–7:17

Hb 7:1-19

27) –

Tazria (Semeai)

Lv 12:1 – 13:59

II Rs 4:42 – 5:19

Lc 7:18-35

28) –

Metzora (O sarnento)

Lv 14:1 – 15:33

II Rs 7:3-20

Mt 23:16-24:2,30-31

29) –

Ahare Mot (Depois da morte)

Lv 16:1 – 18:30

Ez 22:1-19

I Cor 6:9-20

30) –

Kedoshim (Santos)

Lv 19:1 – 20:27

Am 9:7-15 (ask) Ez 20:2-20

Mt 5:43-48

31) –

Emor (Dize)

Lv 21:1 – 24:23

Ez 44:15-31

Lc 14:12-24

32) –

Behar (No monte)

Lv 25:1 – 26:2

Jr 32:6-27

Lc 4:16-21

33) –

Bekhukotai (Em minhas leis)

Lv 26:3 – 27:34

Jr 16:19 – 17:14

Mt 22:1-14

34) –

BAMIDBAR (No deserto)

Nm 1:1 – 4:20

Os 2:1-22

Rm 9:22-33

35) –

Naso (Fazei uma contagem)

Nm 4:21 – 7:89

Jz 13:2-25

Jo 12:20-36

36) –

Behaalot’cha (Quando subires)

Nm 8:1 – 12:16

Zc 2:14 – 4:7

Ap 11:1-19

37) –

Shelac (Envia)

Nm 13:1 – 15:41

Js 2:1-24

Hb 3:7-4:11

38) –

Korach (Coré)

Nm 16:1 – 18:32

I Sm 11:14 – 12:22

At 5:1-11

39) –

Hukat (Estatuto)

Nm 19:1 – 22:1

Jz 11:1-33

Jo 3:10-21

40) –

Balak (Balaque)

Nm 22:2 – 25:9

Mq 5:6 – 6:8

Rm 11:25-32

41) –

Pinchas (Finéias)

Nm 25:10 – 30:1

I Rs 18:46 – 19:21

Jo 2:13-25

42) –

Matot (Ramos)

Nm 30:2 – 32:42

Jr 1:1 – 2:3

At 9:1-22

43) –

Massei (Partidas)

Nm 33:1 – 36:13

Jr 2:4-28; 3:4; 4:1-2

Tg 4:1-12

44) –

DEVARIM (Palavras)

Dt 1:1 – 3:22

Is 1:1-27

At 7:51-8:4

45) –

Va’etchanan (Eu supliquei)

Dt 3:23 – 7:11

Is 40:1-26

Mt 23:31-39

46) –

Ekev (Porque)

Dt 7:12 – 11:25

Is 49:14 – 51:3

Hb 11:8-13

47) –

Re’eh (Observe)

Dt 11:26 – 16:17

Is 54:11 – 55:5

Jo 7:37-52

48) –

Shoftim (Juízes)

Dt 16:18 – 21:9

Is 51:12 – 52:12

Mt 3:1-17

49) –

Ki Tetze (Quando fores)

Dt 21:10 – 25:19

Is 54:1-10

I Co 5:1-5

50) –

Ki Tavo (Quando vieres)

Dt 26:1 – 29:8

Is 60:1-22

Lc 24:44-53

51) –

Nitzavim (Postado)

Dt 29:9 – 30:20

Is 61:10 – 63:9

Jo 15:1-11

52) –

Vayelech (E ele vai)

Dt 31:1-30

Os 14:2-10 Mq 7:18-20 Jl 2:15-27

Rm 10:1-17

53) –

Haazinu (Dêem ouvidos)

Dt 32:1-52

II Sm 22:1-51

Rm 10:17-11:12;12:19;15:9-10

54) –

Vezot Haberachach (Esta é a bênção)

Dt 33:1 – 34:12

Js 1:1-18

Ap 21:9-22:5

Agora que sabemos sobre a “parashá” podemos entender o conselho de Yaakov(conrrompido como Tiago) em Atos 15:19 a 21; vamos ler Atos 15: 19 e 20 “Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Elohim, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.”

Baseado nestes dois versículos ensina-se que o gentio não precisa fazer nada, somente guardar estes pequenos mandamentos, e fica fácil de aceitar este ensinamento, porque se lermos somente estes dois versículos realmente entendemos assim, porém o assunto não termina do versículo 20 ele continua e a sua continuação é que nos dá o entendimento do que Yaakov quis dizer, veja o que diz o versículo 21: “Porque Moisés, desde tempos antigos, tem em cada cidade homens que o preguem, e cada sábado é lido nas sinagogas.”

O que significa: homens que o preguem? Homens que preguem a Moisés e os seus ensinamentos; O que é lido a cada sábado nas sinagogas? A Torah. Em todas as sinagogas do mundo, seja ortodoxa ou messiânica, é lido a Torah. Yaakov  foi muito sábio e orientado pelo Ruach hakodesh(Espírito do Santo) apresenta a solução correta para o problema, Analisemos o texto: os gentios que se convertiam eram pagãos, ter relações sexuais com prostitutas, prostitutas sagradas, comer alimentos consagrados a deuses, carne com sangue fazia parte da cultura deles; não era encarado como um pecado e sim como algo natural, mas a Bíblia nos fala que não há comunhão entre as trevas e a luz, por tanto era necessário uma ação imediata com relação aos novos convertidos, eles precisavam parar, imediatamente, com estas práticas, primeiro porque comprometia a salvação individual daquelas pessoas e segundo porque comprometia o testemunho da Karral, por isso Yaakov  toma a palavra e determina que eles parem com essas práticas imediatamente e no versículo 21 ele deixa claro: os outros ensinamentos deixe que eles aprendam nas sinagogas onde desde os tempos antigos Moisés tem quem o preguem e a cada sábado é lido (ensinado) nas sinagogas. É como hoje um pregador vai a uma cidade, prega as boas novas e encaminha os novos convertidos para se congregarem em uma Karral. O problema é que com o decorrer dos tempos surgiram igrejas evangélicas que pouco a pouco foram substituindo a Karral verdadeira , foram assim se afastando das sinagogas e nunca mais ensinaram a porção da Torah julgando que abster-se de relaçoes sexuais ilícitas, de alimentos consagrados a deuses e do sangue era suficiente, não levando em consideração o versículo 21. Tenho conversado com muitas pessoas que dizem já terem lido este texto muitas vezes, mas que nunca prestaram a atenção no versículo 21.

Última modificação em Qui, 30 de Junho de 2011 05:26
Robespierre Cardoso da Cunha

Robespierre Cardoso da Cunha

Shalom.

Grande paz, bondade, bênção, graça, gentileza e compaixão sobre nós. Abençoa-nos, nosso Pai, todos nós como um só, com a luz do Teu rosto, pois com a luz do teu rosto nos deste, Adonai, nosso Elohim, a Torá da vida e amor de bondade, justiça, bênção, compaixão, vida e paz. E isto pode ser bom diante de Teus olhos para abençoar Teu povo a cada momento e a cada hora com a Tua paz. Bendito és Tu, Elohim, que abençoa todo o teu povo com paz.

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